
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Reconstrução da Propaganda da Skol

sábado, 20 de novembro de 2010
Trabalho de Ciencias Desconstrucao de uma propaganda.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010
MUDANÇAS
O TEMA MUDARÁ PARA PROPAGANDAS, MAS O ÚLTIMO CONTEÚDO CONTINUARÁ NA REDE PARA PESQUISA E CONSULTA.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
LÂMPADA LED: POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E ENERGÉTICOS (artigo original resumido)
Pergunta:Lampada LED é uma possivel solucao para problemas ambientais e energeticos?
TESE
O assunto que será apresentado a seguir se relaciona com o tema 1, ECOSSISTEMAS E PROVISÃO, do congresso de biodiversidade e o intuito dessa pesquisa é informar a importância do uso de novas tecnologias sustentáveis tais como o LED. As lâmpadas convencionais incandescentes inventadas por Thomas Edison no século XIX foram consideradas uma grande revolução para a época mas, atualmente, essa tecnologia é ultrapassada e ineficiente na utilização de energia elétrica, pois usa apenas 10% da energia para transforma-lá em luz, sendo que o restante é desperdiçada em calor. Com o passar dos anos, em meados dos anos 90, foi desenvolvida a fluorescente compacta que tem vantagens no consumo de energia em relação a sua antecedente. E enfim, uma nova tecnologia chamada LED chega ao mercado,consumindo uma quantidade minúscula de energia e sendo muito mais resistente, ou seja, não precisa ser trocada com muita frequência, por fim, acaba com vários problemas, entre eles: alto gasto de energia e a necessidade de substituição intensa de lâmpadas.
ARGUMENTOS
A lâmpada LED representa um grande avanço em relação às outras lâmpadas, pois, gasta menos energia e dura mais tempo. Ela também não utiliza mercúrio, nem tão pouco tungstênio em sua composição, graças à tecnologia empregada em seu funcionamento. Tal fato, em primeiro lugar, favorece a saúde das pessoas uma vez que em contato com a natureza o Mercúrio transforma-se em um gás nocivo, podendo culminar em morte.
A economia energética é uma das bases para o combate do aquecimento global, pois consumindo menos, as emissões de CO2 atmosféricas podem ser reduzidas, além da possibilidade de utilização de fontes energéticas mais limpas.Existem muitas aplicações testadas utilizando LED, como por exemplo no controle do florescimento de crisântemos, além de outras culturas e plantações, demonstrando-se altamente econômica no gasto energético, viabilizando esse cultivo (ZANOTELLI, 2009). Na prática, demonstra a possibilidade de uma economia sustentável, visando o bem do planeta.
Nosso mundo está ficando com suas fontes de energia esgotadas e por isso alguns cientistas estão tentando descobrir tipos de energias renováveis, que ao mesmo tempo não afetem o nosso planeta.
A lâmpada LED poderá contribuir para que as fontes energéticas não se esgotem pois ela, diferentemente das outras, dura mais e gasta menos.Em determinadas situações apresenta-se completamente viável a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, principalmente no que diz respeito à iluminação de espaços urbanos, sinalização de ruas e avenidas e ambientes internos, onde se necessite economia e eficiência luminosa.
Com o passar dos anos, a necessidade de energia elétrica aumentou devido ao crescimento populacional e desenvolvimento de diversos países, por isso, foi preciso construir mais usinas que obtém energia através da queima de combustíveis fósseis que geram gases estufa como CO2, conseqüentemente, problemas como chuva ácida, poluição do ar e efeito estufa ocorrerão com maior freqüência. Essa realidade aplica-se aos países da Europa e aos EUA. No Brasil, a maioria das usinas são hidrelétricas, elas não fortificam o efeito estufa mas acabam gerando inundação de florestas para a produção de represas e barragem.
A lâmpada LED, se combinada com fontes de energia renováveis, carro elétrico, reciclagem, usina eólica pode reduzir se não acabar com o problema de aquecimento global, ela possui alta eficiência energética e gasta cerca de 80% a 90% menos energia do que lâmpadas incandescentes comuns e 50% a 60% menos em relação às fluorescentes.
A tecnologia do LED para iluminação já foi desenvolvida possibilitando a substituição da iluminação pública comum, se isso for realizado o consumo de eletricidade diminuirá drasticamente fazendo com que usinas não precisem ser construídas em larga escala, consequentemente, a agressão ao meio ambiente será amenizada. Estimasse que se toda a iluminação mundial fosse trocada de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por LED, cerca de 700 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixariam de ser emitidas até 2025, isso corresponde a reduzir a frota de carros em aproximadamente oito milhões. Outro benefício do uso de LED é a alta resistência que possui (pode ficar ligada até 100.000 horas), tornando desnecessária a troca freqüente de lâmpadas e por conta disso menos lixo é produzido. Com o consumo elétrico reduzido, o carro que utiliza eletricidade ao invés de gasolina ou álcool já pode ser usado.
CONCLUSÃO
Esse projeto nos permitiu concluir que a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes comuns por LED, levaria ao baixo consumo de energia elétrica uma vez que a tecnologia de LED para iluminação é muito eficiente energeticamente, fazendo com que dinheiro seja economizado com conta de luz e a construção de mais usinas, desmatamento de florestas e a queima de combustíveis fóssil seja desnecessária, uma vez que a demanda de energia diminui. Alem disso a durabilidade é muito alta (até 100.000 horas) assim, o descarte contínuo de lâmpadas não é preciso. O LED emite luz fria, isso acaba com problemas de sobreaquecimento. É claro que, combinado com novas fontes de energia (como por exemplo: usinas hidrelétricas, geração de eletricidade através de a luz solar, usina eólica) o diodo emissor de luz poderia ser uma das possíveis soluções para o problema do aquecimento global.