O consumo de energia do mundo vem aumentando gradativamente. Um dos graves problemas causados pelo frenético e desordenado consumo de energia é o esgotamento de fontes de energia renováveis e não-renováveis. As fontes de energia renováveis (hidrelétricas, termelétricas) se esgotam, pois atingem o seu ápice de produção. Para resolver esse problema deve-se poupar mais energia utilizando o equipamento mais eficiente para isso (VALENTIM; FERREIRA; COLETTO, 2010).
Uma lâmpada especial que economiza muito mais energia do que a convencional poderia ser uma das soluções para essa questão: esse é o caso do Dispositivo Light-emitting diode (LED), uma lâmpada inventada por Nick Holonyac em 1962. Hoje em dia, essa tecnologia foi estudada e aplicada em diversos aparelhos eletroeletrônicos, pois ela gasta muito menos energia e dura mais que as outras.
O nosso objetivo é verificar quais são os benefícios que a lâmpada LED pode e poderá trazer na questão ambiental, além do baixo consumo de energia. Esse artigo se encaixa no Subtema 1 do II Congresso Virtual Interdisciplinar Marista de Biodiversidade que abrange o assunto de ecossistemas e provisão. Pretendemos estabelecer uma comparação entre os meios de iluminação e possíveis soluções para o problema de insuficiência energética por meio do dispositivo de LED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário