quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Que é LED

A lâmpada LED foi inventada em 1962 por Nick Holonyac, nessa época o mundo ainda vivia o período da Guerra Fria e do grande crescimento econômico que ficou conhecido como a "Era de Ouro". A invenção desse tipo de lâmpada não teve grande importância nessa época onde a população não tinha consciência de questões ambientais (que esse tipo de lâmpada auxiliaria na resolução) e também seu preço de produção não apresentaria um bom negocio para os comerciantes da época. (Historico)

Uma lâmpada LED possui um "chip de material semicondutor encapsulado por uma resina epóxi" (MING, 2001), que é um plástico que não apresenta mudança na rigidez quando exposto ao calor, de acordo com Ming os LEDs são colocados em uma placa circular onde ficam organizados em arranjos seriais com cinco diodos em media, essa organização permite que o LED continue funcionando mesmo após a falha de alguns circuitos.

As cores dos LEDs vêm de diversas formas de dopagem do cristal semicondutor, Cervi registra que essa dopagem altera o comprimento das ondas gerando um feixe de luz monocromático, uma das tecnologias utilizadas nessa dopagem é a combinação de Índio Gálio e Nitrogênio (InGaN).

Valentim afirma que a lampada LED apresenta um fator de potencia de 76,9% em media, considerado maior que a media de uma lampada fluorescente que apresenta 45% aproximadamente, porem as lampadas incandescentes possuem o maior fator de potencia mas seu elevado consumo eletrico não permite que isso se reflita em vantagens. Tambem apresenta um consumo de 3W em media, enquanto uma lampada fluorescente apresenta um consumo eletrico de 15W em media e uma lampada incandescente apresenta um consumo de 60W em media.

A lampada LED apresenta um angulo de espalhamento de luz menor que das outras lampadas limitando o modo como ela pode ser instalada (é recomendado instala-la na posição vertical)e tambem é nescessario mais lampadas para iluminar um ambiente. As lampadas LED nao podem ser instaladas em luminarias fechadas de vido ao grande aumento de temperatura.


 

Tabela comparativa entre lampadas LED, Fluorescentes, Mistas e Vapor Metalico


 

Referencias bibliograficas:

  • CARVALHO.D. SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS COMUNS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR UM SISTEMA DE LEDS NO CAMPUS UNICAMP.Disponível em: unicamp.br
  • MING. H.S.Semaforos de LED.Disponivel em: www.sinaldetransito.com.br
  • VALENTIM.A.A. LÂMPADAS
    DE LED: IMPACTO NO CONSUMO E FATOR DE POTÊNCIA Disponível em: unicamp.br

CERVI.M.Rede de iluminação semicondutora para aplicação automotiva. 2005. Dissertação (Mestrado em engenharia elétrica) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário